05 março 2014

40 dias Quaresmais

Quaresma é tempo de conversão, de arrependimento, de oração. Mas também o tempo da misericórdia de Deus!
Tempo de desertificação com jejuns, abstinências e reflexão.
    Esse tempo de penitência é bem recordado pela liturgia: as vestes e os paramentos usados são da cor roxa (no quarto domingo da Quaresma, pode-se usar o rosa, representando a alegria pela proximidade do término da tristeza, pela Páscoa); o Hino de Louvor não é recitado; a aclamação do "Aleluia" também não é feita; não se enfeitam os templos com flores; o uso de instrumentos musicais torna-se moderado, apenas sustentando o canto, etc.
    Portanto, o tempo da Quaresma é um momento forte para a prática penitencial da Igreja, "particularmente apropriados aos exercícios espirituais, às liturgias penitenciais, às peregrinações em sinal de penitência, às privações voluntárias como o jejum e a esmola, a partilha fraterna (obras de caridade e missionárias)" (Catec.Igr.Cat. nº 1438). O mesmo pode-se aplicar a todas sextas-feiras do ano, tidas como dias penitenciais, cf. cân. 1250 do Código de Direito Canônico.

    Jovens, abris os vossos olhos para este tempo de gratidão ao Senhor e de entrega, pois o mal trabalha contra a vontade do Pai, onde se nós abrirmo-nos o nosso coração ele poderá agir em nossas vidas e todo o nosso resguardo irá acabar, e por isso devemos temer a Deus para que Ele possa enviar o seu Espírito Santo sobre nós para que ele seja a nossa força e que possamos junto com Maria pisar na cabeça da serpente negando o que ela á de nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desde já agradecemos pelo seu comentario em nossa página na net.
Faça parte e evangelize!