24 dezembro 2012

Ate 2013 se Deus quiser!

E que venha 2013 cheio de esperanças 
e graças, para que tudo se renove e se 
renove pela ação do Espírito Santo!

Vejam a nossa retrospectiva.

12 dezembro 2012

Tempo de Natal: Tempo de nascer de novo!

    No começo, as festas do Natal e da Epifania eram uma celebração com um único e idêntico objetivo : a Encarnação do Verbo. Onde no Ocidente, isto é, em Roma, o mistério era celebrado no dia 25 de dezembro com o nome de Natalis Domini. 
    Para compreender melhor as solenidades do Natal é preciso ter presente o sentido original da celebração chamada "manifestação do Senhor na carne". A liturgia do Natal recorda todo o realismo da Encarnação terrestre do Verbo. O Filho de Deus não se disfarça em homem mas, permanecendo Deus, é também real e concretamente homem; Ele se manifesta na realidade total do homem . A graça própria da celebração do Natal é a da nossa adoção divina. O "Nativitatis Christi sacramentum " contém a graça para fazer-nos participantes da nobreza antiga, dada pela filiação divina, mas depois perdida por causa do pecado. Desse modo passamos da condição de "homem velho" para a condição de "filhos de Deus". 
    O Mistério do Natal não nos oferece somente um modelo para imitar a humildade e pobreza do Senhor que está deitado na manjedoura, mas nos dá a graça de sermos semelhantes a Ele. A manifestação do Senhor conduz o homem à participação da vida divina. Assim ,a verdadeira espiritualidade do Natal não consiste na imitação de Cristo "do lado de fora", mas "viver Cristo que está em nós" e manifestá-lo com a vida no seu mistério de virgindade, obediência, pobreza e humildade. Portanto, o fruto espiritual do Natal consiste no empenho moral de viver a graça da Redenção e da Regeneração, de conservar interiormente o Espírito Santo que nos faz filhos de Deus. Enfim, porque Deus nos faz filhos seus em Cristo, inserindo-nos como membros da Igreja, a graça do Natal exige também uma vida de comunhão fraterna.
Fonte de Pesquisa: Catequese Católica
    
    Através do Natal, procuramos nos prostrar diante do nascimento de Cristo, em memoria da sua presença como humano na terra ao envio de Deus, para que possamos abrir os nossos olhos a um novo sim, pois a presença do Senhor dentre os seus filhos faz e fez com que as pessoas pudessem acreditar na palavra como fonte de expiação dos pecados, onde por erros próprios dos homens houve a descrença e no Tempo da Pascoa os homens pecadores acabam crucificando Jesus, mais Ele como Deus Filho veio com sua missão que se torna cumprida e do alto da cruz perdoa a todos os que o crucificaram.

Advento: Tempo de Renovação

    O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.
    O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós.
    Os paramentos litúrgicos (estolaetc) são de cor roxa como sinal de recolhimento e conversão em preparação para a festa do Natal. A única exceção é o terceiro domingo do Advento, ou da Alegria, cuja cor tradicionalmente usada é a rosa, em substituição ao roxo, para revelar a alegria da vinda do Salvador que está bem próxima. O terceiro domingo também é marcado pela leitura que é tirada da segunda leitura que diz: "Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto"(Fl 4, 4).

    É neste Tempo do Advento que paramos para refletir em todas as nossas atitudes promovidas em todo o ano e juntamente com o nascimento de Cristo procuramos renascer novamente, deixando que Deus através do seu espírito possa agir em nossas vidas e assim nos renovar para que possamos professar a nossa fé com mais fervor no próximo ano.

23 outubro 2012

2º EJAC: SIM ou NÃO?

Você participou?
Quer que aconteça de novo?
Então deixe o seu comentário com 
a sua opinião para esse ano!

Compartilhe esse poste nas suas redes e vamos que vamos 
rumo a um novo encontro, se Deus quiser!



22 outubro 2012

A Igreja Católica celebra, hoje, a memória litúrgica de João Paulo II

    A Igreja Católica celebra nesta segunda-feira, 22, pela segunda vez, a memória litúrgica de João Paulo II (1920-2005). O Papa polaco foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Papa Bento XVI, no Vaticano.
    A data assinala o dia de início do pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa.
    Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela “extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”.
    “Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental”, lê-se no documento.
    Aos fiéis, é proposta ainda uma passagem da homilia de João Paulo II no início do seu pontificado, precisamente em 22 de outubro de 1978, na qual afirmou: ‘Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!’. Leia mais clicando aqui.

Fonte de Pesquisa: Canção Nova Notícias


Oração ao Beato João Paulo II
Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Beato João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.


Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos…, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém.


Ano da Fé (2012-2013)

Bento XVI disse que o Ano da Fé é necessário mais do que nunca no 
mundo atual, que vive "sem Deus", de costas para Ele.
    O papa Bento XVI abriu na quinta-feira (11/10/2012) o Ano da Fé, no dia em que se completa meio século do Concílio Vaticano II com uma solene cerimônia, na qual disse que nestas décadas a "desertificação espiritual" do mundo aumentou e é necessário se apoiar nos textos da reunião para voltar a anunciar Cristo.
    Acompanhado por 14 bispos quase centenários que participaram do Concílio Vaticano II, 400 prelados da Igreja Católica, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e o arcebispo de Canterbury e primaz da Comunhão Anglicana, Rowan Williams, Bento XVI disse que o Ano da Fé é necessário mais do que nunca no mundo atual, que vive "sem Deus", de costas para Ele.
    "Se hoje a Igreja propõe um novo Ano da Fé e uma nova evangelização é porque há necessidade, ainda mais que faz 50 anos e a resposta que é preciso dar está contida nos documentos do Vaticano II", disse o papa.
    O papa acrescentou que da experiência desse deserto, desse vazio, se pode descobrir novamente "a alegria de crer, o que é essencial para viver".
Fonte de pesquisa: Gazeta do Povo

Se você ficou interessado em saber mais sobre o logotipo do Ano da Fé, 
CLIQUE AQUI e veja todos os significados referentes a logo.

Se liguem ai nas 10 idéias para viver o Ano da Fé:
(cliquem na imagem para visualiza-la melhor)
fonte da imagem: Bem da Hora

20 setembro 2012

Cartaz e Subsídio para DNJ 2012


   O cartaz oficial e o subsídio do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2012 foram lançados nesta quarta-feira (19/09/2012). O tema do DNJ deste ano é "Juventude e Vida" e o lema "Que vida vale a pena ser vivida?"
   O cartaz deste ano foi escolhido pelos membros da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil formada por jovens de pastorais, movimentos, congregações e novas comunidades que atuam com a juventude. O subsídio para a vivência do DNJ foi elaborado por esse grupo. Para continuar lendo clique aqui.

Fonte da informação: Jovens Conectados


Hino Oficial JMJ Rio2013 "Esperança do Amanhecer"

Nesta sexta-feira (14/09/2012) foi publicado nas redes sociais o Hino Oficial JMJ Rio 2013 para todo o mundo, com a música: "Esperança do Amanhecer" e lançado no domingo (16/09/2012) no Programa Fantástico.
O mesmo conta com a participação de vários artistas, como: Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Guilherme Sá, Leandro, Olívia Ferreira e Walmir Alencar na direção e produção musical de Marcos Mazolla.

Vejam o vídeo aqui e não se esqueçam: COMPARTILHEM!


Faça já também o download: 
da cifra, da letra ou do áudio 

01 março 2012

Selados pelas cinzas: convertam-se!


    Jovens, estamos no Tempo de Conversão que quer dizer o Tempo da Quaresma, onde refere-se aos 40 dias de jejum e penitência que precedem á festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo, a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: o "Glória", o "Aleluia".
    Em especial, é um tempo de retiro espiritual voltado á reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo da Páscoa. Assim, retomando essas questões espirituais, o cristão está simbolicamente renascendo com Cristo.
    Com isso, convidamos a vocês jovens a fazerem: penitência, observando a lei do jejum; a ouvir a palavra de Deus; fazer uma boa confissão para comunhão pascal.
    Em relação ao jejum, observa-se:
    Oficialmente, deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Pela lei da Igreja Católica, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias, na medida da necessidade individual de cada fiel, bem como praticados por crianças e idosos, de acordo com suas disponibilidades.
Fonte de pesquisa:
Jornal Missão Jovem - Março 2012

    Jovens, abris os vossos olhos para este tempo de gratidão ao Senhor e de entrega, pois o mal trabalha contra a vontade do Pai, onde se nós abrirmo-nos o nosso coração ele poderá agir em nossas vidas e todo o nosso resguardo irá acabar, e por isso devemos temer a Deus para que Ele possa enviar o seu Espírito Santo sobre nós para que ele seja a nossa força e que possamos junto com Maria pisar na cabeça da serpente negando o que ela á de nos oferecer. 


15 fevereiro 2012

Missão Jovem


    A cada dia da vida de um jovem surgem novidades, em todos os âmbitos e de todos os aspectos. Novidade, por sinal é uma palavra que acompanha lado a lado a vida do mesmo e pode causar forte entusiasmo ou fortes conflitos. 
    Quando um jovem se depara com a realidade do batismo no Espírito Santo os conflitos, frustrações, complexos são canalizados para atitudes surpreendentes concernentes ao anúncio do Evangelho.Aquele Jovem que antes era apático, tímido e sem perspectiva de vida encontra em Jesus um grande chamado a conversão, e a proposta de segui-lo e servi-lo se torna a cada dia mais contundente dando a ele as resposta necessárias, conforme almejava seu coração.
    À medida que o jovem aumenta a intimidade com Deus, através do Batismo no Espírito Santo, o seu coração dilata cada vez mais, tornando-o sensível e dócil ao mandato de Jesus Cristo a todo batizado, que é: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16, 15. A partir dessa experiência pessoal e gradativa inicia então na vida de um jovem batizado no Espírito Santo um discernimento vocacional, aparentemente fácil, mas profundamente importante para toda sua vida.
    Ser missionário, além de ser um estado de vida, é assumir essa ordem de Jesus com veemência e convicção. Acreditando que a resposta é sua, mas o Chamado é de Deus. Sendo assim terá a consciência de que tudo está sob o controle do Grande “Eu Sou”. Aquele que é que foi, e sempre será.

Fonte:
Ministério Jovem Brasil

12 fevereiro 2012

Deus quero louvar-te


    A juventude, hoje em dia, se encontra em caminhos distintos, escolhidos pelos próprios jovens com a finalidade de segui-los mesmo sem saber em que lugar iram chegar. 
    Com esta escolha, lembramos do que Deus nos revela em suas escrituras sobre o livre arbítrio, onde o Catecismo da Igreja Católica nos ensina, em relação a nossa vivência com nossos pais, que: em nossa infância, os nossos pais teram que nos educar na Palavra de Deus para que possamos ser-mos jovens sentinelas da palavra e assim educados em Cristo, em que iremos cada vez mais adquirir conhecimentos saciando-se, desta forma, pelo o que Deus tem a nos oferecer. 
    Mas em nossa juventude os nossos pais começam a dar uma certa abertura para que possamos começar a enchergar o mundo com nossos próprios olhos escolhendo assim o caminho em que queremos seguir. E diante das explicações que tivemos com os nossos pais, devemos agora querer, termer, procurar, saciarmo-nos com esse momento oportuno oferecido por Deus em nossas vidas, que é a nossa juventude.
    Com isso, que possamos observar essa música da Banda Vida Reluz que vem nos mostrar o que devemos querer, temer, procurar, saciarmos a nossa juventude louvando, glórificando, vivendo no caminho de Deus o seu amor.


-> Música da Banda Vida Reluz
         Deus quero lovar-te. 


Deus quero louvar-Te, quero adorar-Te
Quero Te servir, quero transmitir, Deus quero louvar-Te.
Deus quero louvar-Te, quero adorar-Te,
Sempre ao cantar eu só quero dar glórias ao meu Deus.

Eu vou caminhando, vivendo o amor
Erguendo os meus braços eu louvo ao Senhor.
Quero proclamá-lo no dia a dia, Sempre cantando glória aleluia!

A... le... lu... ia!

Deus quero louvar-Te...

08 fevereiro 2012

Vejam a logomarca da JMJ Rio 2013


    No dia 7 de fevereiro de 2012, às 20h no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, foi lançado a Logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 que contou com a presença de mais de 100 bispos de todo o Brasil, além de autoridades e representantes da sociedade.

    Conceito:

    Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha que é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo. [...]

    Veja a continuação do conceito clicando aqui.

    Em 2013, na JMJ no Rio, devemos nos abrir e nos deixar-mos levar pela ação de Deus para que possamos fazer presença neste evento de graças derramadas por Ele em nosso pais. Por isso saiba que: UM CORAÇÃO BATE POR VOCÊ.

Veja o vídeo oficial da logo da JMJ RIO 2013 clicando aqui!

31 janeiro 2012

Padre dos Jovens: Dom Bosco


    Joãozinho Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 numa pequena fração de Castelnuovo D’Asti, no Piemonte (Itália), chamada popularmente de “os Becchi”. [...]
    [...] “Meus caros, eu vos amo de todo o coração, e basta que sejais jovens para que vos ame muitíssimo”. [...]
    [...] “Dizei aos jovens que os espero no Paraíso...”. Expirava em 31 de janeiro de 1888, em seu pobre quartinho de Valdocco, aos 72 anos de idade. Em 1º de Abril de 1934, foi proclamado santo pelo papa Pio XI, que teve a felicidade de conhecê-lo. 

Veja a hitória completa de Dom Bosco clicando aqui.  

29 janeiro 2012

Encontro Mundial de Jovens da RCC


    [...] O ICCRS promove a primeira edição do Encontro Mundial de Jovens que acontecerá de 10 a 15 de julho de 2012 em Foz do Iguaçu, Brasil. O evento vai reunir cerca de 5 mil jovens e contará com a participação de aproximadamente 120 países.
A programação será intensa e diversificada. A primeira atividade do encontro será uma grande procissão com a cruz que acontecerá antes na missa de abertura marcada para a noite do dia 10 de julho. Divididos em três grupos, os participantes sairão em peregrinação de pontos distintos da fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina para se encontrarem na catedral de Foz do Iguaçu. Dessa forma, o início do encontro é marcado por uma grande manifestação pública de fé. [...]

Vejam (de fora geral) mais informações sobre o evento clicando aqui
desde o local, os custos brasileiros e inscrição.


26 janeiro 2012

BOTE FÉ CAMPINA GRANDE


   Deus convida a você jovem a participar deste momento de grande vália para sua vida em união com Ele.

    Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a cidade de Campina Grande será tomada pela força, alegria e pela fé da juventude! O projeto “Bote Fé” chega à Paraíba e promete mobilizar toda a juventude das 61 cidades que compõem a diocese de Campina Grande. Cariri, Agreste, Brejo, Sericar e Curimataú estarão juntos, através da juventude, neste grande momento de fé, ação e celebração.
    O evento Bote Fé Campina Grande marca a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, pela Diocese. Eles estão percorrendo todas as dioceses do Brasil desde o dia 18 de setembro e passarão por todo o país até julho de 2013, quando será realizada a JMJ Rio 2013.

Clique para baixar e ver toda a programação aqui.
Vejam o modelo da camisa do evento clicando aqui.

Lembramos que: de acordo com a Diocese de Camipa Grande a camisa custará R$ 15,00; nos tamanhos: P,M,G e GG; nas cores: vermelha, azul, verde, amarela, branca; local para adquirir: na Cúria Diocesana e na Secretaria da Catedral.
Desde já lembramos a vocês jovens que não fiquem de fora dessa, 
pois tudo o que irá acontecer será muito bom e nós temos que 
experimentar tudo o que vem Deus.

24 janeiro 2012

JMJ 2013


JMJ 2013 - Jornada Mundial da Juventude

    [...] Jovens do mundo inteiro, em especial os brasileiros, começam a se preparar para estarem na cidade do Rio entre 23 e 28 de julho de 2013 no encontro que marcará a Igreja pela vivência da unidade e amor fraterno. [...]
   Veja mais informações aqui - A JORNADA


09 janeiro 2012

Renove-se!


"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. 
Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!"   2Cor 5, 17

    Conforme os preceitos da nossa vivência como jovens, podemos enxergar que tudo nos é oferecido e o sim sempre é dado. Mas dentre todos os porens, que aqui no mundo nos é oferecido, temos que saber que nada será de bom agrado aos olhos de Deus, principalmente quando temos o desafio de mudar, de se conformar com a imagem de Jesus, o objetivo de ser como Jesus nos seus relacionamentos, no caráter, no serviço, na missão, entre outros; nós jovens temos que mudar nossas atitudes sabendo que a um Deus que nos ama e que em nossas vidas Ele pretende abitar de forma mais intima, pois Deus esta conosco em todos os momentos, mas devemos observar que nós estamos sempre distânte dele.
    Muitas das vezes, ao darmos inicio em nossa caminhada com Deus, estamos cheios de alegria e entusiasmo, mas vamos nos decepcionando conosco mesmos, vamos recaindo em erros e fraquezas dos quais já tínhamos nos libertado, vamos perdendo esse ideal de mudança e fica em nós um grande cansaço, um grande desânimo. Por isso, temos que ser perseverantes na fé, acreditar mais e mais, não podemos desanimar tão facil, temos que recordar da missão que nos foi deixada por Deus de que SOMOS AS SENTINELAS DO AMANHÃ. 
    Que nós jovens possamos abrir nossos olhos para as coisas oferecidas pelo mal através do mundo em nosso caminho. Que nós jovens possamos acreditar que existe um novo dia, uma nova esperança. Que nós jovens possamos ser verdadeiramente renovados e aprendermos mais a sermos servos do Senhor que é nosso Pai.
    Por isso, convidamos a você jovem a fazer este momento de oração, ai mesmo no seu quarto que é um lugar só seu, e que você possa pedir, feche os olhos, dentro do seu coração, fale com Jesus, diga a Ele que você quer renovar-se a Ele, diga a Deus que você o pertence, diga que você o convida a ser o Senhor de sua vida, entregue a sua vida a Ele,diga a Ele que você o ama, vá louvando o Senhor, agradeça a Ele tudo o que Ele já fez por você, tudo o que já mudou na sua vida, peça a Ele para você ser renovado no amor, peça um novo Pentecostes com todos os seus milagres. Faça isso e você verá um ânimo novo invadir seu coração. É vida que brota da vida. A vida é Jesus, vale a pena segui-Lo e mudar por causa dele.

     Que a graça de Deus, que é Pai, e o amor de Maria possa invadir a sua vida, ajudando-o no caminho e que todos os anjos possam estar intercedendo por você neste seu momento de RENOVAÇÃO. Paz e Bem.


03 janeiro 2012

Seminário de Vida no Espirito Santo



 

Para mais informações ligue: (83) 9153-9959 [falar com Joarlan - coordenador]
ou veja algumas noticias na nossa página de eventos.